Conversando com Moriá ontem a noite, ela me contou sobre a entrevista do Padre Fabio de Mello no programa 3 a 1 na TV Brasil essa semana passada e pelo que soube me deu muita vontade de saber o conteúdo do programa. E lá estava eu no domingo procurando esses vídeos, e que está uma parte da entrevista com este que considero muito inteligente, culto, de grande personalidade e de ótimo coração. Homem de grande fé.
Duas perguntas foram feitas que me chamaram a atenção e as respostas foram absolutamente espetaculares.
Existe diferença entre fé e religião? ( feita por uma tele espectadora )
- Eu faço uma experiência de fé, mesmo sem praticar nenhuma religião. Quando eu vou comer um pão no café da manhã, eu estou fazendo uma experiência de fé porque eu estou acreditando que o padeiro não está me envenenando.
- A fé é tudo aquilo que me coloca com segurança até mesmo sem questionar, eu estou vivendo e minha vida é uma experiência de fé. Quando você pega um avião você está acreditando na formação do piloto que vai levantar o avião.
- a religião já é um momento em que nós nos institucionalizamos para poder formatar esse jeito de crer.
- Mas eu acredito que a fé antecede todo processo religioso.
- Existe fé mesmo sem religião.
Perguntado sobre como é essa questão da convivência entre as religiões e essa disputa não declarada entre? ( Feita pelo apresentador Luiz Carlos Azedo )
- Acho que se numa rua que houvesse dez igrejas deveria haver apenas um restaurante. Pelo menos terminando nossos cultos nós poderíamos comer no mesmo lugar. E se isso acontecesse o mundo ia ser bem melhor.
Mo-mo gosta muito do Fabio de Mello e sobre a resposta da rua ela me contou e fiquei muito surpreso com a resposta dele.
domingo, 9 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O mundo seria bem melhor se as pessoas carregassem em si essa simplicidade... Seria um lugar bem melhor se houvesse em cada um, um pouquinho mais do que foi Jesus homem.
ResponderExcluirFico impressionada e gosto muito dos pontos de vista do Fábio de Mello, que bom que você também gostou e que as respostas foram tão edificantes para você quanto foi para mim. Bjs, te amo.
É, acho que ela gosta do P. Fabio mesmo, e confesso que também gosto da maneira simples e sincera que ele fala.
ResponderExcluirA segunda resposta é absurdamente incrivel.
Se todos nós penssasemos assim... tudo seria muito melhor!
O blog esta muito bom! =)
bj.
Sara